Dicas e tutorais

Como aliar um sistema ERP à sua estratégia de marketing

Marketing

Como todo empresário sabe, uma boa estratégia de marketing se baseia em alguns alicerces fundamentais. Primordialmente, é preciso conhecer a fundo o funcionamento do produto ou serviço oferecido, suas vantagens e diferenciais em relação à concorrência. É preciso também estabelecer de forma clara e definida a identidade de marca que se quer transmitir. Por fim, mas não menos importante, é necessário ter clareza do perfil do seu público alvo: quais são suas preferências, quais meios utilizam, qual sua faixa etária, à quais idéias mais se identificam, etc. E é justamente por isso que definir uma estratégia de marketing não é um processo simples ou banal.

Para ajudar, uma série de ferramentas e recursos estão disponíveis para o empreendedor, como um bom ERP online que pode ser um importante aliado na hora de definir a sua estratégia de marketing. Isso porque um sistema ERP vai ajudar a visualizar toda a parte operacional do seu negócio, melhorando a gestão interna e agilizando o processo de tomada de decisões. A seguir você confere 4 funcionalidades de um sistema ERP que contribuem decisivamente para a elaboração de uma estratégia de marketing de sucesso:

 

Controle Financeiro

O ERP oferece uma série de funcionalidades de programa de controle financeiro que favorecem um melhor controle de todos os aspectos da sua empresa. Com ele, fica muito mais simples controlar o fluxo de caixa, a reposição de estoques, o pagamento de fornecedores, a geração de orçamentos e ordens de serviço, os pagamentos recebidos e devidos, a emissão de notas fiscais eletrônicas e uma série de outros aspectos do dia-a-dia do seu negócio.

Mas como isso pode ajudar a definir a sua estratégia de marketing? Simples: ao centralizar o controle, o acesso e a análise dos dados financeiros da sua empresa em uma só plataforma, o ERP permite definir de forma melhor embasada a sua estratégia de marketing, baseando-a em dados reais, atualizados e confiáveis.

Com o uso de um sistema ERP é possível acompanhar na ponta do lápis (ou melhor, do mouse) as variações das suas vendas de acordo com as campanhas e ações de marketing vigentes. Dessa forma, o gestor pode definir com números concretos quais as estratégias de marketing implementadas foram mais efetivas junto ao público alvo do seu negócio. Isso favorece investimentos inteligentes em marketing, com maior retorno, e evita gastos desnecessários.

Por fim, uma boa gestão financeira com o apoio de um sistema ERP vai permitir ao empresário determinar de forma mais ágil quais os valores disponíveis para reinvestimento em marketing, a melhor época para investir em marketing e quais as mídias com maior retorno.

 

Controle de Estoque

A funcionalidade de um programa para controle de estoque permite gerenciar os itens disponíveis no seu estoque e contatar através do próprio ERP seus fornecedores cadastrados, para efetuar orçamentos e realizar reposição de estoques. As informações fornecidas pelo ERP sobre seu estoque permitirão delinear de forma mais clara quais são os produtos ou serviços com maior e menor procura e quais as épocas de alta e baixa nas vendas.

A partir dessas informações, o gestor pode traçar uma estratégia de marketing que busque alavancar as vendas de um produto ou serviço com menor demanda ou, ainda, investir em uma divulgação mais ampla daquele produto ou serviço que tem apresentado maior rentabilidade. Com o suporte do ERP, é ainda possível adequar os seus estoques à estratégia de marketing escolhida: afinal, nada pior do que preparar uma super ação de marketing para um produto com poucos itens no estoque, não é mesmo?

 

Gestão de Vendas

As funcionalidades de gestão de vendas do ERP permitem ao empresário compilar os dados de todas as vendas e clientes em um só lugar. A vantagem dessa funcionalidade do ERP para o seu planejamento estratégico de marketing é justamente permitir o cruzamento e a facilitar a análise crítica dessas informações. Assim, é possível identificar tendências de consumo que podem ser utilizadas à favor da sua empresa.

Dados sobre época de maior movimento e produtos mais buscados, permitem um planejamento de longo prazo, visando à preparar a sua empresa para atender a demanda futura – o que inclui preparar antecipadamente as ações de marketing para a próxima temporada.

Da mesma forma, as informações registradas no ERP sobre seus clientes permitem traçar um perfil mais preciso do seu público atual: idade, renda, residência, etc. Tais informações fornecidas pelo ERP podem ser utilizadas em uma campanha de marketing direcionada, com resultados mais significativos para o seu negócio.

 

Comunicação com o cliente

Comunicar-se com o cliente é uma necessidade. Quanto melhor for a comunicação da sua empresa com o seu público, melhores serão os seus resultados e mais fiéis serão os seus clientes. Uma boa ferramenta ERP oferece funcionalidade de comunicação direta com o cliente, para envio de orçamentos, recebimento de ordens de serviço, follow up e envio de nota fiscal eletrônica.

A grande vantagem do sistema ERP é agilizar essa comunicação: afinal, em uma época de extremo dinamismo como a nossa, a empresa que responder mais rápido, tem mais chances de fechar a venda. Isso para não mencionar que não há marketing melhor do que um cliente satisfeito.

Pensando em estratégia de marketing de longo prazo, é claro que são necessários múltiplos canais de comunicação com o seu cliente para a manutenção de uma relação longa e duradoura: é preciso marcar presença nas redes sociais, especialmente se o seu público for jovem. Investir em um blog que divulgue a identidade da sua marca através de conteúdo relevante e de qualidade é sempre uma boa idéia para impulsionar as suas vendas.

Por fim, um planejamento estratégico de marketing necessita de uma boa gestão empresarial para ser efetivo. É preciso que se tenha clareza do que se anuncia, para quem, quando, em quais meios. A ferramenta ERP está aí justamente para isso: para facilitar e agilizar o gerenciamento da sua empresa, favorecendo e informando o processo de tomada de decisões em todas as instâncias.

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