Dicas e tutorais

Como criar um botão WhatsApp no site

Muita gente nos pergunta como fazer ou se é possível fazer uma ligação direta do seu site para o WhatsApp. Sim isso é possível e existem algumas formas de fazer isso. A mais simples é, através da API do WhatsApp, colocar um CTA* no site da sua empresa.

Essa técnica possui muitos pontos positivos. Antes de mais nada o primeiro deles é o imediatismo, pois é desta forma o cliente envia a mensagem diretamente do aplicativo sem a necessidade de adicionar o número da sua empresa à lista de contatos.

O segundo ponto é a facilidade de implementação, pois é relativamente simples realizar esta técnica se o site da sua empresa já estiver pronto. É uma excelente forma de prover um atendimento barato, rápido e extremamente eficiente. Muito utilizado por empresas de diversos setores, mas principalmente por imobiliárias, escritórios de advocacia, clínicas de saúde.  

E qual seria essa ação?

Esse botão fará um vínculo direto do seu número que atende via WhatsApp diretamente no seu site. Através da API do WhatsApp será passada via URL o número ao qual você disponibiliza o atendimento da sua empresa via WhatsApp. Ao clicar nesse botão o usuário irá abrir diretamente o aplicativo do WhatsApp.

 

 

São 3 passos bem simples.   

1º Passo: O que é preciso fazer

A primeira coisa é criar um botão CTA no seu site. É importante pensar estrategicamente na chamada desta botão. O texto deve ser intuito e chamar o usuário para a ação que ele deseja. Uma das boas práticas para a criação de textos em interfaces é usar chamadas que remetam à ação que o usuário irá fazer. Por exemplo: se você quer que o usuário fale com o seu atendimento, coloque-se no lugar do usuário e escreva a frase como se fosse ele “Quero falar com o atendimento” ou “Gostaria de falar com o consultor agora”.  

 

2º Passo: Configurar a URL com o seu número

O segundo ponto é configurar a URL que irá chamar para ação no momento que o usuário clicar neste botão.  Para criar seu próprio botão CTA, use https://api.whatsapp.com/send?phone= seguido pelo número de telefone completo da pessoa, preferencialmente em formato internacional. Não coloque zero, parênteses ou quaisquer outros caracteres. Ah, e o mais importante de tudo: este número de telefone deve ter uma conta ativa no WhatsApp.

Como usar: https://api.whatsapp.com/send?phone=55123456789

Como NÃO usar: https://api.whatsapp.com/send?phone=+001-(555)1234567  

 

3º Passo: Colocar este botão no seu site

É importante pensar também que esse botão deve estar posicionado estrategicamente na sua interface. Se for usado para chamar para o WhatsApp diretamente ou numa ação promocional, deve-se pensar na hierarquia que essa informação deve ter. E o mais importante, qual o destaque você quer dar para esse CTA. Você vai mostrar esse botão numa página de fundo de funil ou numa página de topo de funil? Consequentemente, se for topo de funil os clientes estão prontos para a compra, então talvez seja melhor que colocar no rodapé, depois que o usuário já percorreu o conteúdo de sua página.  

 

Dica extra: Automize a sua comunicação via WhatsApp

Uma integração com o WhatsApp que permite que você tenha máquinas de WhatsApp. Com elas você inicialmente pode se comunicar com seus contatos por whatsapp, capturar seu número no recebimento de uma mensagem e enviar mensagens programadas através de uma sequência / funil.

 


A Bitnix é uma agência especializada em consultoria em marketing digital e criação de sites, blog, lojas virtuais e aplicativos móveis. 

Gostou da ideia? Quer colocar um CTA para o WhatsApp no seu site?

Entre em contato conosco que podemos te ajudar.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos post diretamente em seu email.

Além dos posts, também desejo receber novos materiais gratuitos por email.