Dicas e tutorais

Como disparar um email pelo Mailchimp

Este tutorial mostra o passo-a-passo de criação para a primeira campanha de email no Mailchimp. Como construir a mensagem, editar o conteúdo e agendar envio.

Agora que você já criou sua conta no Mailchimp, já importou sua lista de contatos ou já tem uma base de Leads sendo gerenciada pelo Mailchip, está na hora de disparar sua primeira campanha de email.

O editor do programa é muito prático, ele permite que você crie ou arraste elementos facilmente para compor a sua mensagem. Também é possível agendar o envio ou fazer o disparo imediatamente, tudo depende da sua necessidade.

 

Segue abaixo ao passo-a-passo para construir a sua primeira mensagem.

 

1. Iniciar a criação de Campanha

Cada envio de email o Mailchimp chama de campanha. Então para iniciar o processo de construção do seu email clique no item “Campaigns” que está no canto superior esquerdo do menu principal.

Tela1

 

2. Criar a campanha

Se você ainda não criou nenhum email, sua lista de campanhas estará vazia. Clique agora no botão que fica no canto superior médio direito chamado “Create Campaign“.

Tela2

 

3. O que você quer criar?

O Mailchimp vai perguntar o que você quer criar. Existe duas opções atualmente: um email ou um anúncio (ads). Escolha a opção “Create an Email“.

Tela3

 

4.Defina um nome para sua Campanha

Agora você precisa criar um nome para sua campanha em “Campaign Name“. Esse nome será usado apenas internamente, para você localizar facilmente a campanha criada no futuro. Pense que você terá muitas campanhas, escolha um nome que faça sentido e clique em “Begin“.

tela4

 

5. Escolha uma lista

Você precisa escolher agora uma lista para qual deseja enviar a mensagem “Choose a list“. Se você não sabe como criar uma lista ou ainda não criou uma, sugiro ler este artigo. Escolha a lista e siga para o próximo passo.

Tela6

 

6. Definições da lista

Agora você tem algumas opções de segmentação, vamos escolher enviar para toda lista “Entire List“.

Tela7

 

7. Informações da Campanha

Aqui vão as informações centrais da sua campanha como: assunto, remetente e o email do remetente. Lembre-se de escolher um bom assunto para aumentar as taxas de abertura “Email Subject“. Personalizações de assunto, como colocar o nome no Lead já no assunto aumentam as taxas de abertura.

Tela8

 

8. Escolha um template

Defina o template mais adequado em relação ao conteúdo que você deseja enviar. O Mailchimp fornece uma série de e-mails prontos muito fáceis de usar. Se você quiser um modelo de texto mais simples, existe ainda a possibilidade de texto puro.

Tela9

 

9. Editor de Email

Já no editor de Email, o lado esquerdo é onde você visualiza o conteúdo que está sendo editado. Quando você clicar no conteúdo do lado esquerdo, o lado direito é liberado para edição. É no lado direito que você edita o conteúdo.

Tela10

 

10. Clique e arrasta

No lado direito, o Mailchimp oferece uma série de componentes visuais que auxiliam na construção ou edição do conteúdo da mensagem. Para usar basta clicar e arrastar para o lado esquerdo.

Tela11

 

11. Revisão final

Tudo pronto para enviar. Agora você pode escolher entre enviar imediatamente “Send” ou agendar o envio “Schedule“.

Tela12

 

12. Agendando o envio

Para agendar o envio para outro dia e horário, escolha a opção “Schedule“.

Tela13

 

13. Programando o envio

Escolha a data (mês / dia / ano) e o horário para envio. O Mailchimp trabalha com AM (manhã) e PM (tarde). Fique atento para estas definições e as configurações de fuso horário.

Tela14

 

14. Tudo pronto!

Feito isso, o envio foi agendado e a programação de envio está concluída.

Tela15

 

A Bitnix é uma agência especializada em otimização e criação de sites, blog, lojas virtuais e aplicativos móveis. Trabalhamos também com estratégias de Marketing digital e Inbound Marketing para mostrar os resultados que sua empresa merece.

Entre em contato com a gente para saber mais como utilizar e explorar todo o potencial do Mailchimp.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos post diretamente em seu email.

Além dos posts, também desejo receber novos materiais gratuitos por email.