Inbound Marketing

O que é CRO (Otimização de Conversão)

O aumento nas conversões acontece por que as técnicas de CRO buscam melhorar a experiência do usuário na página, garantindo que ele encontre o que precisa na hora certa.

O que é CRO e por que você deveria aplicar em seu site?

Seu site está lindo! Suas campanhas já estão rodando e as pessoas estão chegando à sua página, visitando seu blog e conhecendo mais sobre a sua empresa. Mas, 90% dos seus visitantes não preenchem o seu formulário de contato, nem baixam seus materiais, muito menos mandam um contato para pedir um orçamento.

Já ouviu essa história antes? Seria possível aumentar a taxa de conversão do seu site para garantir mais clientes para a sua empresa?

A resposta é sim, e está muito relacionada com as técnicas de CRO (Otimização de Conversão) para melhorar a experiência do seu futuro cliente no seu site.

 

O que é CRO?

A sigla CRO deriva do termo em inglês “Conversion Rate Optimization”, e no Brasil ficou conhecido como “Otimização de Conversão”. Ela caracteriza-se por uma série de ações que buscam, de forma estruturada, melhorar a performance do seu site, sem necessariamente precisar aumentar o tráfego.

Alguns exemplos envolvem alterar a posição do botão “faça um orçamento”, alterar a forma como se apresenta o desconto (em porcentagem ou em valor real) ou também adicionar informações sobre quantas vezes aquele material já foi baixado por outras pessoas.

O aumento nas conversões acontece por que as técnicas de CRO buscam melhorar a experiência do usuário na página, garantindo que ele encontre o que precisa na hora certa, muito antes de sair do seu site (ou de buscar no site do concorrente).

Além disso, otimizar a conversão também reduz o custo de atração do seu cliente, afinal, ele já chegou até você, agora não podemos deixar que ele saia sem que você consiga conversar com ele.

 

Como funciona o processo?

Para aplicar as técnicas de CRO em qualquer site é preciso, primeiro, entender com quem estamos conversando, ou seja, quem é o público-alvo. Pessoas têm diferentes hábitos de compra e é preciso entender o que é importante para o seu usuário quando ele entra em um site, o que ele procura, como deseja encontrar e quais tipos de chamadas de ação são melhores para esse tipo de público, gerando maiores conversões.

É importante lembrar aqui que nenhuma mudança pode ser baseada em “achismos”: a implementação de qualquer alteração em uma página precisa ser planejada e testada, levando em consideração a experiência de compra de seus usuários e seu público-alvo específico.

É por isso que durante a execução de um projeto de CRO utilizamos o Teste A/B a fim de validar hipóteses e saber se determinada ação altera significativamente a sua taxa de conversão. Neste teste, temos duas versões de um mesmo site. Depois de certo período avaliamos os resultados gerados por cada versão e escolhemos aquela que trouxe maiores resultados para a empresa.

 

Saiba mais o que é ou como fazer um teste AB

 

Não é atoa que o CRO é um processo tão minucioso e contínuo. São inúmeras experiências, análise de resultados e muita pesquisa para garantir que você utilize o máximo potencial do seu site. Com um bom planejamento do CRO vamos aumentando as taxas de conversão continuamente, fazendo a diferença no seu faturamento ao longo do ano.

 

Tem alguma dúvida sobre como melhorar a taxa de conversão do seu site? Entre em contato com a gente!

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