Convergência

The Walking Dead e a Cultura da Convergência

Como uma série de TV ainda pode mobilizar tanta gente, seja para todos assistirem um novo episódio ao mesmo tempo ou sair correndo após a transmissão para comentar nas redes sociais. Que força é essa que move tantas pessoas em torno de um programa de TV? Não dá pra negar, The Walking Dead sempre foi um daqueles seriados chiclé, que grudam na nossa cabeça e depois de assistir o primeiro episódio dificilmente você ficará indiferente. Agora parece que os produtores estão trabalhando para criar uma convergência entre as histórias dos HQs de The Walking Dead, tornando assim ainda mais interessante a série de TV.

Estamos cada vez mais acostumados com o fim do final surpreendente e entramos em um novo estágio: o começo de uma nova temporada surpreendente. As pessoas ficaram 6 meses aguardando o início da temporada para conhecer o desfecho da história apresentada ao final da 6º temporada de TWD. Ficaram estarrecidas com o início chocante da 7º temporada. Conforme afirma Jenkins em “A Cultura da Convergência”, novas comunidades são definidas por afiliações voluntárias, temporárias e táticas. É exatamente isso que está acontecendo.

Foi impressionante quando assisti o primeiro episódio da 7º temporada e fui correndo para as redes sociais. Os primeiros comentários giravam em torno de TWD e o chocante desfecho, a morte inesperada de um dos personagens mais queridos e como ninguém conseguiu prever nos spoilers que circulavam sobre a série. Além disto, conversar sobre os acontecimentos da série representa uma extensão, uma espécie de continuidade em torno de cada episódio. É pura narrativa transmídia, segundo Jenkins “uma estética que faz novas exigências aos consumidores e que surge em resposta à convergência das mídias”.

Certamente os produtores de TWD ficaram monitorando os fóruns de discussão e comunidades de apaixonados pela série. Não há dúvida que é a melhor pesquisa de marketing que se pode fazer e certamente não foi por acaso. Afinal, todo esse buzz gerado em torno da 7º temporada certamente foi estrategicamente pensado para dar um novo fôlego para a série, tanto que já tornaram pública a renovação da série para a 8º temporada.

Os diversos pontos de contato tornam-se excelentes oportunidades tanto para promover a série quanto os seus patrocinadores. Mesmo assim, do ponto de vista do usuário uma coisa é certa, o início surpreendente talvez seja mais emocionante do que um final inesperado.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos post diretamente em seu email.


    Além dos posts, também desejo receber novos materiais gratuitos por email.